Daniel Rodrigues é o fotógrafo ibero-americano do ano

Distinção foi atribuída ao fotojornalista no concurso POY Latam (Picture of the Year International – Iberoamerica), tendo o profissional obtido ainda o segundo lugar na categoria de Retrato.

Foi com trabalho realizado no Irão, na Turquia e em África que o fotojornalista Daniel Rodrigues, associado do Sindicato dos Jornalistas, recebeu a distinção de fotógrafo ibero-americano do ano no concurso POY Latam (Picture of the Year International – Iberoamerica).

Já premiado com o World Press Photo em 2011, na altura graças a um trabalho de reportagem junto de crianças que jogavam futebol, na Guiné Bissau, Rodrigues conseguiu também, para lá do galardão principal, um segundo posto na classe de Retrato do concurso POY.

Além disso, o fotojornalista já conquistara, há dois anos, uma menção honrosa na categoria principal e, no ano passado, terminara na terceira posição neste concurso de fotos documentais que, desde 2011, de dois em dois anos, premeia os repórteres fotográficos.

A trabalhar em São Tomé e Príncipe, Daniel Rodrigues tem publicado o seu trabalho em órgãos de comunicação como Washington Post, New York Times, Die Welt, Daily Mail, Visão ou Expresso.

Ainda assim, “apesar de trabalhar há vários anos, a Comissão da Carteira não emite o respetivo título profissional”, algo que o deixa “cada vez mais desgostoso e afastado de trabalhar em Portugal”.

Partilhe