Curso sobre DNA para jornalistas

Um curso sobre a molécula de DNA, destinado a jornalistas e outros profissionais da Comunicação Social, decorrerá de 3 a 11 de Novembro próximo, organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O curso tem como objectivo “proporcionar bases de conhecimentos sobre temas da actualidade relacionados com a molécula de DNA (genética humana, cancro, novas tecnologias, etc.)”.

Destinado “a jornalistas e outros profissionais da comunicação social com responsabilidades em actividades de divulgação da ciência, que assim poderão não só actualizar os seus conhecimentos, como também ficar com ferramentas de pesquisa e actualização para as suas actividades diárias”, o curso terá a duração de 10 horas, distribuídas do seguinte modo: 3 e 10 Novembro, 17h30/19h30 (Aulas teóricas); 4 e 11 Novembro, 17h00/20h00 (Aulas laboratoriais e teórico-práticas).

O programa das aulas teóricas é o seguinte: Do DNA à proteína; A engenharia genética; Novos desafios da Genética: o projecto do genoma humano, transcriptómica e proteómica; Ética.

As aulas laboratoriais e teórico-práticas têm o seguinte programa: Manipulação e análise de DNA humano; Técnicas de PCR; Visualização de DNA após electroforese em gel; Pesquisa em bases de dados científicas; Discussão geral de temas de interesse.

O curso decorrerá na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ao Campo Grande) e terá os seguintes formadores: Doutora Margarida D. Amaral (Prof Auxiliar, responsável das disciplinas da área da Genética Molecular desde 1986); Doutor Carlos Farinha; Doutor Luka A. Clarke.

A frequência do curso custa 500 euros, se a inscrição for feita até 31 Outubro, e 600 euros, se for feita após aquela data. O número de participantes será entre 12 e 15.

Os contactos para inscrição podem ser feitos com a Prof. Margarida D. Amaral, pelo e-mail: mdamaral@fc.ul.pt; ou pelo Fax: 21-750 00 88.

Partilhe