Curso de Segurança e Defesa para jornalistas

O Instituto de Defesa Nacional (IDN) vai realizar, de 21 de Março a 7 de Abril, nas suas instalações do Porto, um curso de Segurança e Defesa para jornalistas.

O curso, organizado em cinco módulos, visa conferir competências e conhecimentos e fomentar a reflexão e o debate sobre as grandes questões da Segurança e Defesa, abrangendo áreas temáticas diversificadas, tais como: o Quadro Geral da Segurança e Defesa, Segurança Cooperativa; o Sistema de Alianças e a Cooperação Internacional; a Política de Defesa Nacional; a Política Comum de Segurança e Defesa; Economia de Defesa; Tecnologia com Inovação; e a análise de casos de estudo, entre outras.

O curso inclui ainda duas visitas de estudo e tem a duração de 55 horas (programa em anexo). As sessões realizam-se entre 15h00 e as 18h15, com excepção do módulo V que decorrerá entre as 15h00 e as 19h00. O último módulo será eminentemente prático, com o objectivo de promover o exercício das competências adquiridas pelos auditores, através da apresentação de peças da sua responsabilidade sobre os casos de estudo previamente seleccionados.

No final, os auditores receberão um diploma desde que preencham os requisitos de assiduidade (90% de presença efectiva em cada um dos módulos) e de apresentação de trabalho sobre o caso de estudo que lhes tenha sido atribuído.

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento da ficha em anexo, a enviar ao Instituto da Defesa Nacional, e que deverá ser enviada igualmente por e-mail para: idn.planeamento@defesa.pt

Partilhe