Curso de Jornalismo em Medicina e Saúde começa em Maio

Estão abertas, até 3 de Maio, as candidaturas ao primeiro curso de pós-graduação de Jornalismo em Medicina e Saúde, que decorrerá na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), aos sábados, de 21 de Maio a 16 de Julho.

O curso é organizado em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas (SJ) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) e destina-se a jornalistas e equiparados a jornalistas, habilitados com os respectivos títulos profissionais, e a licenciados em Comunicação/Jornalismo e em Medicina.

Com uma carga horária de 45 horas, o curso realizar-se-á na FMUC, aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, nas seguintes datas: 21 de Maio, 4 de Junho, 18 de Junho, 25 de Junho, 2 de Julho, 9 de Julho, 16 de Julho.

O curso, coordenado pelo Prof. Doutor Fernando J. Regateiro, tem como objectivo proporcionar uma visão mais ajustada da Medicina como ciência e como arte, no respeitante às suas potencialidades e limites. Desta forma, possibilita-se aos jornalistas que aperfeiçoem os seus conhecimentos e a sua capacidade de interpretação e comunicação de factos relacionados com a Prática Clínica e com a investigação aplicada à Medicina.

Temas e docentes

Os docentes médicos do curso, a quem competirá desenvolver os temas programáticos são os seguintes:

Prof.ª Doutora Catarina Resende de Oliveira (FMUC) – Da investigação à prática clínica;

Prof. Doutora Tice Anastácio de Macedo (FMUC) – Medicamentos, virtualidades e limitações;

Prof. Doutor Agostinho Almeida Santos (FMUC) – Reprodução medicamente assistida e neonatologia;

Prof. Doutor Alfredo Mota (FMUC) – Transplantação de órgãos;

Prof. Doutor António Correia de Campos (ENSPUNL) – Economia da Saúde;

Prof. Doutor António Meliço Silvestre (FMUC) – Doenças infecciosas, prevenção e educação;

Prof. Doutor Armando Porto (FMUC) – Diagnóstico: certezas e erros;

Prof. Doutor Carlos Fontes Ribeiro (FMUC) – O medicamento desde a origem à aplicação;

Prof. Doutor Carlos Oliveira (FMUC) – Aspectos médicos e sociais da oncologia;

Prof. Doutor Caseiro Alves (FMUC) – Métodos invasivos de diagnóstico;

Prof. Doutor Daniel Serrão (FMUP) – Deontologia médica: o “poder” do médico face ao doente;

Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira (FMUC) – Peritagem médico-legal e dano corporal;

Prof. Doutor Fernando J. Regateiro (FMUC) – Aspectos actuais e futuros da Genética e dilemas éticos;

Prof. Doutor Francisco Castro e Sousa (FMUC) – Cirurgia nos tempos actuais;

Prof. Doutor Rui Santos (FMUC) – A medicina baseada na evidência;

Prof. Doutor Salvador Massano Cardoso (FMUC) – Epidemiologia em medicina;

Dr. Jorge Crespo (HD de Aveiro) – Fontes de informação médica.

A componente prática da leccionação será centrada na análise crítica de notícias e outras peças jornalísticas sobre temas de Medicina e de Saúde, com particular relevância para a sua dimensão ética e deontológica, e assegurada pelos seguintes jornalistas: Avelino Rodrigues, do Conselho Deontológico do SJ; Carlos Camponez, assistente do Instituto de Estudos Jornalísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; João d’Espiney, jornalista especializado em Economia da Saúde; Jorge Correia, editor de saúde da Antena 1/RDP; José Luiz Fernandes, formador coordenador do Cenjor; Miguel Mauritti, coordenador do Núcleo de Saúde do SJ.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas, até 3 de Maio, na Universidade de Coimbra, Departamento Académico, Estudos pós-graduados, Palácio dos Grilos, R. da Ilha, 3000-214, Coimbra; Tel: 239859953, 239410005; Fax: A/C de Estudos pós-graduados, nº 239827994; e-mail: epg@div-a.uc.pt; Funcionários para contacto: Sr. Fernando Marques ou Sr.as D. Maria de Lurdes Gil e Margarida Marques.

Documentos a apresentar na inscrição: fotocópia do B.I., fotocópia da certidão de licenciatura com a média final do curso (certidão autenticada no caso de a licenciatura não ter sido obtida pela Universidade de Coimbra), ou da habilitação como jornalista (título profissional), curriculum vitae resumido, requerimento dirigido ao reitor da Universidade de Coimbra solicitando a admissão à candidatura, a obter junto do Departamento Académico da Universidade de Coimbra.

A propina do curso é de 225 euros, que podem ser pagos em duas prestações.

Para mais pormenores consultar: “Diário da República” (2ª série), de 21 de Janeiro, pgs. 1066-1067, Despacho nº 1454/2005; e “Diário da República” (2ª série), de 11 de Abril, pg. 5763. Despacho nº 7606/2005.

Eventuais esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com o coordenador do curso, Prof. Doutor Fernando J. Regateiro, pelo telefone 967021046.

Partilhe