Currículo de Daniel Ricardo

DANIEL RICARDO (1941), sócio n.º 165 do Sindicato dos Jornalistas, jornalista profissional desde Fevereiro de 1968, ano em que interrompeu os estudos (frequentava o 4.º ano do curso de Direito da Universidade de Lisboa) . É, actualmente, editor-executivo e coordenador dos estágios integrados e contratuais na revista «Visão».

Iniciou a carreira no jornal A Capital, onde, até 1975, desempenhou sucessivamente as funções de redactor, redactor-paginador, chefe das secções de Província, Estrangeiro e Grande Reportagem, sub-chefe e chefe-adjunto de Redacção, além de coordenador dos suplementos «Viajar» e «Extra».

Entre 1969 e 1972, trabalhou também, como repórter, nas revistas Flama e Século Ilustrado.

De Outubro a Dezembro de 1975, foi chefe de Redacção do Diário de Notícias. Em Janeiro de 1976, ingressou em O Diário como sub-chefe de Redacção, tendo, depois, assumido os cargos de secretário de Redacção, coordenador do suplemento literário e editor-chefe.

Na Projornal, a cujo quadro redactorial pertence desde 1981, ano em que saiu de O Diário, foi subchefe e chefe de Redacção e director-adjunto do «Se7e» e redactor-paginador, sub-chefe de Redacção e editor-chefe de O Jornal, qualidade em que também coordenou O Jornal Ilustrado, diversos suplementos e uma revista dedicada aos Descobrimentos Portugueses.

Em 1993, transitou para a Visão, com as funções acima referidas.

Ao seviço do Se7e promoveu uma exposição itinerante sobre a História da Imprensa e a produção de jornais, a qual esteve patente em numerosas escolas dos ensinos preparatório e secundário da área da Grande Lisboa, nos anos lectivos de 1983/84 e 1984/85.

Fez parte de vários grupos de trabalho do Sindicato dos Jornalistas, cujo boletim dirigiu em 1979. Em 1982, integrou a Comissão Organizadora do I Congresso dos Jornalistas Portugueses e, em 1984, figurou como presidente suplente numa das listas candidatas às eleições para os corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas. Além disso, pertenceu à direcção da Casa da Imprensa, em 1977. Sócio do Observatório de Imprensa, foi, igualmente, vice-presidente da direcção do Clube de Jornalistas, qualidade em que organizou as Conferências sobre Comunicação Social promovidas em Cascais, ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal.

Actualmente é presidente suplente da direcção do Clube de Jornalistas e membro efectivo da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas.

Integra, entre outros, o júri dos prémios «Gazeta» de Jornalismo, do Clube de Jornalistas,

Professor de Jornalismo desde 1978, primeiro no ensino secundário, depois na Academia de Artes e Tecnologias e ao serviço do Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), leccionou diversas matérias (Escrita Jornalística, Jornalismo de Banca, Géneros Jornalísticos, Recolha de Informação, Fontes de Informação, Planeamento da Informação, Titulação, Jornalismo Interpretativo e Jornalismo de Investigação, Deontologia e Jornalismo de Revista) em numerosos cursos, destinados a jornalistas profissionais, nomeadamente dos PALOP, da Imprensa Regional, rádios locais e correspondentes de Imprensa, professores de Iniciação ao Jornalismo e de Português, e alunos de cursos superiores de Comunicação Social e Ciências da Comunicação, não só na sede do Cenjor, mas também na ESE de Portalegre, ISLA de Santarém, Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Universidade Católica de Lisboa, Sindicato dos Jornalistas da Madeira, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, etc. Participou também em cursos promovidos pela Associação Educação para os Media, PROFAB, Missão Press e Câmara de Cascais, nos cursos de Verão para estudantes estrangeiros da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de pós-graduação em Jornalismo da Universidade Moderna.

A partir de 1976, proferiu dezenas de conferências sobre Comunicação Social e Jornalismo em estabelecimentos dos ensinos preparatório e secundário de diversos pontos do País, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, na Universidade Lusófona, na Universidade Católica, na ESE de Portalegree, bem assim, no Congresso da Federação Internacional das Associações de Professores de Línguas Vivas, em Pecs, Hungria e no 3.º Congresso da APIR, em Macau. Em Fevereiro de 1998, dirigiu, em Cabo Verde, um seminário subordinado ao tema: «O Papel Social da Imprensa e as Práticas Profissionais», promovido pela UNESCO.

É autor de «Vida e Obra de Francisco de Arruda» (ed. da antiga Escola Técnica Elementar Francisco de Arruda), dos Livros de Estilo de O Diário, O Jornal e Visão, e de «Manual do Jornalista» (ed. O Jornal, 1989). Tem em preparação o livro «Técnicas Jornalísticas» (título provisório).

Partilhe