Currículo de Alfredo Maia

ALFREDO MAIA (1962). Presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, eleito em 2000. Era vice-presidente desde 1993.

Jornalista no «Jornal de Notícias» desde Março de 1988, de cuja secção de Sociedade foi coordenador (2000) e de cujo Conselho de Redacção é membro há vários mandatos. Foi eleito também delegado sindical.

Iniciou a profissão em «O Primeiro de Janeiro», em Janeiro de 1981, integrando a sua Comissão de Trabalhadores e, em sucessivos mandatos, o seu Conselho de Redacção. Colaborações dispersas por vários órgãos de comunicação social, designadamente «TVer», «O Jornal/O Jornal Ilustrado», «Sábado», «Rádio Activa» e «Rádio Nova».

É ainda membro suplente da Comissão de Apelo da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, em representação dos jornalistas, tendo sido suplente da CCPJ, igualmente em representação da classe, no mandato anterior.

Integra a Comissão de Conciliação da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto (eleito em 2000), de cuja Direcção foi Vice-Presidente (1998/2000).

Participação em diversas iniciativas e movimentos cívicos.

Partilhe