Croata vence 20ª edição do PortoCartoon

Com a maior participação de sempre nos desenhos, desta vez o tema foi Limpar o Planeta. Artistas portugueses conquistaram prémios especiais de caricatura centrados em Amália Rodrigues e Woody Allen.

Nikola Listes (Croácia), com a obra “Clean Fishermens” (na imagem que ilustra esta notícia), foi o vencedor do Grande Prémio no 20º PortoCartoon-World Festival, numa organização do Museu Nacional da Imprensa e sob o tema Limpar o Planeta.

A seguir a Listes ficaram o italiano Agim Sulaj com a obra “Plastica” e, ex-aequo, o brasileiro Cau Gomez (“Varrendo a Intolerância”) e a iraniana Mahboobeh Pakdel, ambos já vencedores do Grande Prémio noutras edições.

Nesta edição foi batido o recorde de maior participação de sempre nos desenhos (quase 2.500 obras de 550 artistas vindas de perto de 80 países) e houve portugueses distinguidos com prémios especiais de caricatura dedicados a Amália Rodrigues e Woody Allen – no primeiro caso venceu António Santos – Santiagu (que ganhara em 2017 o prémio especial centrado em António Guterres) e no segundo a distinção foi para Pedro Silva. No terceiro posto ficaram outros portugueses: no caso de Amália Rodrigues, a distinção coube a Aurélio Mesquita; quanto a Allen, o terceiro foi Pedro Ribeiro Ferreira.

De acordo com a entidade organizadora, “o júri internacional atribuiu, ainda, mais de 20 menções honrosas a artistas de países tão diferentes como Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Irão, Itália, México, Mongólia, Peru, Polónia, Roménia e Turquia”.

A mesma fonte acrescenta que “o júri internacional teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do júri”, ficando a composição do júri este ano entregue a Bernard Bouton (presidente da FECO), Francisco Ferreira (Presidente da Associação Zero), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e António Campos (representante da Fundação Amália Rodrigues).

Por outro lado, “os vencedores do 20º PortoCartoon receberão os troféus (desenhados por Siza Vieira) e os Prémios durante a cerimónia de abertura da exposição, que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em junho, como é habitual”.

Partilhe