CPJ entrega Prémios da Liberdade de Imprensa 2006

O colombiano Jesús Abad Colorado, o iemenita Jamal Amer e o gambiano Madi Ceesay vão receber a 21 de Novembro, em Nova Iorque, os Prémios Internacionais da Liberdade de Imprensa 2006, atribuídos pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ). Postumamente, será ainda distinguida Atwar Bahjat, a repórter da Al-Arabiya assassinada em Fevereiro perto de Samarra, no Iraque.

“Homenageamos estes corajosos jornalistas pela sua tenacidade em dar as notícias apesar dos grandes riscos pessoais e das enormes dificuldades” que enfrentam, afirmou Paul Steiger, presidente da administração do CPJ, organização que em 2006 comemora 25 anos de existência e que criou estes galardões com o objectivo de contribuir para o fortalecimento da protecção dos jornalistas em todo o mundo.

A distinção póstuma a Atwar Bahjat deve-se ao seu trabalho como intrépida repórter de rua no Iraque, que é actualmente o país mais perigoso do mundo para o exercício do jornalismo.

Já o fotojornalista freelance Jesús Abad Colorado viu o CPJ distinguir a sua bravura e determinação em dar imagens da linha da frente da guerra civil colombiana, captando imagens poderosas que retratam os abusos contra os direitos humanos cometidos por todos os intervenientes no conflito, não obstante ter sido sequestrado em duas ocasiões.

Quanto a Jamal Amer, editor do semanário “Al-Wasat”, mereceu esta distinção por continuar a apostar na denúncia da corrupção, do extremismo religioso e de assuntos políticos sensíveis, apesar de já ter sido alvo de um sequestro, com ameaças de morte, em Agosto de 2005, e de ter visto a sua família ser alvo da vigilância governamental devido a acusações de que seria um agente infiltrado ao serviço do Ocidente.

O homenageado africano desta lista, Madi Ceesay, é presidente do Sindicato da Imprensa de Gâmbia e tem liderado uma luta contra a impunidade dos ataques contra jornalistas naquele país, de que é exemplo o assassinato ainda não solucionado de Deyda Hydara.

Além dos Prémios Internacionais da Liberdade de Imprensa, o CPJ irá atribuir ainda o Burton Benjamin Memorial Award ao jornalista de televisão norte-americano Hodding Carter III, em reconhecimento pela sua carreira.

Partilhe