CPJ afirma que aumentou o número de jornalistas presos

O número de jornalistas presos em todo o mundo aumentou 68 por cento entre 2000 e 2002 enquanto o total de jornalistas mortos em trabalho no último ano foi o mais baixo desde 1985, revela o relatório anual do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Pelo segundo ano consecutivo registou-se uma subida substancial do número de jornalistas presos, que era de 81 em 2000 e atingiu os 136 no final de 2002.

A China foi, pelo quarto ano consecutivo, o país que manteve mais jornalistas na prisão (39), seguida pela Eritreia (18) e Nepal (16).

O relatório “Attacks on the Press 2002”, apresentado em Washington, a 31 de Março, mostrou ainda uma descida substancial do número de jornalistas mortos em trabalho, que baixou de 37 em 2001 para 20 no ano passado. Trata-se do número mais baixo de mortes registado desde a criação deste relatório anual, em 1985.

Segundo o CPJ, essa descida explica-se por terem existido poucos conflitos militares relevantes em 2002. Os casos de homicídio não ocorreram em zonas de guerra e resultaram de vinganças contra jornalistas que investigavam questões sensíveis, em países como a Colômbia, Filipinas, Rússia e Paquistão.

“A cobertura da guerra do Golfo despertou a opinião pública para os riscos profissionais que os jornalistas correm. Mas este livro mostra que os jornalistas trabalham em condições tão perigosas como numa guerra na Colômbia, na Rússia ou na Palestina”, disse o presidente do comité, Joel Simon, no lançamento do relatório.

O CPJ registou um total de 500 ataques aos média em 120 países, incluindo homicídios, agressões, detenções, censura e pressões judiciais.

A tendência mais positiva registada em 2002 ocorreu no campo da justiça. O relatório refere em particular a condenação de seis pessoas pelo assassínio do jornalista Carlos Cardoso, em Moçambique, a libertação do russo Grigory Pasko, após ter estado preso três anos em Vladivostok, e a libertação de três jornalistas palestinianos detidos sem culpa formada pelo exército de Israel.

Partilhe