Covid-19: Jornais Portugueses recebem apoio de Fundo de Emergência

O Centro Europeu de Jornalismo (EJC), em parceria com o Facebook Journalism Project (FJP), anunciou ontem, 14, a atribuição de financiamento do Fundo Europeu de Apoio ao Jornalismo COVID-19 a 56 órgãos de informação (https://europeanjournalism.fund/news/emergency-fund-recipients-wave1-covid19).

As publicações selecionadas vão receber entre € 10.000 a € 25.000 para darem resposta aos problemas imediatos causados pela pandemia de coronavírus. Os apoios foram atribuídos a vinte países diferentes e Portugal foi um dos contemplados.  Os jornais Sul Informação (https://www.sulinformacao.pt/) e Mediotejo (https://www.mediotejo.net/) receberão cada um 25 mil euros.

Com esses fundos, os órgãos de comunicação vencedores poderão cobrir salários dos funcionários, contratar freelancers, pagar aluguer de equipamentos e tecnologias essenciais para a execução do seu trabalho ou compensar a receita perdida de publicidade e de atividades comerciais complementares, como eventos.

O Centro Europeu de Jornalismo recebeu 1.857 candidaturas e pedidos de apoio. Destes, 988 foram para o Fundo de Emergência.

Partilhe