Nosir Zakirov, correspondente da Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) na província de Namangan, no Uzbequistão, foi condenado no dia 26 de Agosto a seis meses de prisão por “insultos a um funcionário governamental”.
O processo baseou-se fortemente numa conversa telefónica entre Nosir Zakirov e a polícia de Namangan, na qual o jornalista protestava veementemente contra a pressão exercida pelas autoridades sobre Haydarali Komilov, para que este cidadão afirmasse publicamente que, em Maio, num programa de rádio apresentado por Zakirov, tinha sido forçado a ler um poema crítico da acção governamental contra manifestantes em Andijan.
Correspondente da RFE/RL desde 1996, Nosir Zakirov foi um dos primeiros jornalistas a estar em Andijan a 13 de Maio e relatou em directo, por telefone, o assalto à prisão.
“Estamos indignados com a severidade desta sentença, que é desproporcionada em relação à ofensa e demonstra a ameaça que pende sobre a liberdade de expressão no Uzbequistão”, afirmou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), frisando a existência de três outros casos de intimidação de correspondentes da RFE/RL desde Junho.