Corpo de jornalista iraquiano desaparecido encontrado em morgue

O corpo de Azad Muhammad Hussein, jornalista da Radio Dar Al-Salam, foi identificado numa morgue de Bagdade, a 10 de Outubro, com sinais evidentes de tortura, uma semana depois do repórter ter sido raptado no bairro de al-Shaab, no norte de Bagdade.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), esta é a segunda vez em poucos meses que um jornalista é raptado no bairro de al-Shaab e assassinado. O caso anterior vitimara o freelancer Ismail Amin Ali, de 30 anos, a 7 de Agosto.

Dois trabalhadores dos média mortos e um raptado

Durante a semana passada, mais dois trabalhadores dos média foram mortos no Iraque, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), elogiando a coragem dos profissionais iraquianos em continuar a trabalhar num ambiente tão hostil e instando as autoridades a tomarem medidas mais eficazes para os proteger.

Os trabalhadores assassinados foram Hamad Ibrahim, motorista da Al-Iraqiya, morto a 3 de Outubro em Mosul por disparos de homens não identificados contra o veículo da estação televisiva, e Jassim Aarif Hassan, funcionário da Al-Sharkiya, abatido a tiro em Bagdade no dia 7 de Outubro.

A RSF deu ainda conta do rapto de Mohammed Abderrahman, apresentador da Rádio Dajla, ocorrido em meados de Julho mas só agora tornado público, e ainda da detenção de Omar Mohammed Fakhri, operador de câmara da Al Rafiden TV, por ter captado imagens de confrontos entre uma patrulha militar iraquiana e familiares de uma pessoa que estava a ser enterrada e que culpavam o exército pela morte do seu parente.

Partilhe