Contratos injustos privam jornalistas de direitos

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) assinalou o Dia Mundial dos Direitos de Autor denunciando o uso frequente que os patrões dos média fazem de contratos injustos que privam os jornalistas dos seus direitos de autor.

“Esta situação prejudica gravemente a nossa profissão ao pegar nos meios de subsistência dos jornalistas e ignorar o direito de eles serem reconhecidos como autores. Também diminui a qualidade dos média, ao permitir que as empresas reciclem e reutilizem o trabalho dos jornalistas em diferentes plataformas”, acusou o secretário-geral da organização, Aidan White.

A FEJ denunciou em particular pressões recentes em empresas como a finlandesa Sanoma ou a alemã Jahreszeiten-Verlag, que forçaram os jornalistas e fotojornalistas a passar os seus direitos de autor para a empresa.

“Numa altura em que se debate a utilização frequente de trabalhos criativos na Internet por parte dos consumidores, é altura de examinar que tipo de contratos é que os criadores são obrigados a assinar e quem é que realmente beneficia dos mecanismos de protecção dos direitos de autor”, afirmou Aidan White, defendendo a resistência ao enfraquecimento da legislação sobre direitos de autor.

Partilhe