Conselho Deontológico dá razão a queixa de associações cívicas contra “Diário de Notícias da Madeira”

A propósito de reportagem com chamada de primeira página “Sem-abrigo mancham cidade turística”.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ) deu razão às associações cívicas que apresentaram queixa contra uma reportagem publicada no “Diário de Notícias da Madeira”, alegando que atentava contra a dignidade das pessoas visadas e contribuía “para o reforço de uma imagem estereotipada das pessoas em situação de sem-abrigo”.
Em causa está a reportagem, publicada a 22 de janeiro, com a seguinte chamada de primeira página; “Sem-abrigo mancham cidade turística”.
O CDSJ conclui, na deliberação que segue em anexo, “que houve desequilíbrio na ordenação da informação, deixando para segundo plano a posição das entidades oficiais e ignorando os próprios visados pela reportagem”, bem como “uma injustificada exposição pública da imagem de pessoas em fragilidade social, através das fotos”.
O CDSJ considera ainda que o desequilíbrio na apresentação do caso, feita em tom acusatório, e a remissão para plano secundário das explicações das entidades oficiais que lidam com os sem-abrigo na Madeira podem levar a que sejam feitas leituras discriminatórias dos sujeitos da reportagem.

Partilhe