Conselho de Redacção do DN recusa Fernando Lima

A nomeação de Fernando Lima para director-executivo do “Diário de Notícias” foi “chumbada” por unanimidade pelo Conselho de Redacção, que se mostra preocupado com uma eventual partidarização do título.

O Conselho de Redacção, embora sublinhando não estar em causa a integridade e a competência de Fernando Lima, decidiu convocar um plenário para 29 de Outubro para que os jornalistas se pronunciem sobre a escolha e sobre o parecer.

Insistindo que o DN se pauta pela liberdade crítica e pela autonomia “em relação a quaisquer entidades ou forças políticas, económicas ou de outra natureza”, o Conselho de Redacção defende que qualquer suspeita de instrumentalização partidária será lesiva para a imagem do diário junto do público.

Fernando Lima, jornalista do quadro do “Jornal de Notícias” e ex-assessor de Cavaco Silva e do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Martins da Cruz, foi escolhido pela Lusomundo para substituir o ainda director Mário Bettencourt Resendes, que passará a director-geral das publicações do grupo.

Segue em anexo, na íntegra, o comunicado do Conselho de Redacção do Diário de Notícias.

Partilhe