Conselho de Redacção do DN aprova nova estrutura directiva

O Conselho de Redacção (CR) do “Diário de Notícias” deu parecer favorável aos três elementos propostos para a estrutura directiva do título pelo novo director do jornal, Fernando Lima, que foi apresentado à redacção a 5 de Novembro.

Confirmam-se todos os nomes inicialmente apresentados, excepto o da jornalista Áurea Sampaio, que convidada para directora-adjunta por Fernando Lima acabou por recusar o cargo que lhe foi proposto e optou por continuar na “Visão”.

Assim, o ex-subdirector Francisco Azevedo e Silva é o novo director-adjunto, enquanto o seu antigo cargo é ocupado por Francisco Ferreira da Silva, que terá como colega de funções na redacção Norte do “DN” o jornalista Oliveira e Castro, ex-“Jornal de Notícias”, que substitui Helder Bastos, que apresentou a demissão na passada semana.

No mesmo dia, o CR aprovou ainda um voto de louvor ao ex-director Mário Bettencourt Resendes e ao ex-director-adjunto António Ribeiro Ferreira.

Seguem abaixo as versões integrais dos dois comunicados do CR.

COMUNICADO DO CONSELHO DE REDACÇÃO (1)

De acordo com os estatutos e regulamentos em vigor, o Conselho de Redacção ouviu hoje, formalmente, o director do DN, Fernando Lima, com o objectivo de dar parecer sobre a nova estrutura directiva. Foram propostos ao CR, os seguintes nomes:

1) Francisco Azevedo e Silva, como Director Adjunto do DN. O CR congratula-se com a nomeação do agora ex-sub-director da equipa de Mário Bettencourt Resendes.

2) Francisco Ferreira da Silva como sub-director do DN. O CR acolhe com agrado a nomeação.

3) Oliveira e Castro como sub-director. Sai dos quadros do JN para assumir a direcção da redacção Norte.

Aos três nomeados o Conselho de Redacção dá parecer favorável.

Lisboa, 10 de Novembro de 2003

Os membros do CR

Martim Silva

Paula Ferreira

Pedro Correia

Rudolfo Rebêlo

Vítor Sequeira Martins

COMUNICADO DO CONSELHO DE REDACÇÃO (2)

Em nome da redacção, o Conselho de Redacção decidiu aprovar um voto de louvor nas pessoas de Mário Bettencourt Resendes e António Ribeiro Ferreira no dia em que cessam, respectivamente, as funções de Director e Director adjunto do Diário de Notícias.

A Mário B. Resendes o corpo redactorial expressa todo o seu reconhecimento e camaradagem de redacção que sempre soube dar, mesmo nos momentos mais difíceis percorridos nos últimos 12 anos. Sob a sua direcção, as vendas do DN subiram, a redacção rejuvesneceu e foram cumpridas duas reformas gráficas, introduzindo instrumentos de modernização e adaptação aos níveis editoriais e de marketing, exigidos pelo mercado. Metas cumpridas, permitindo ao DN reabrir patamares de confiança junto dos seus leitores.

Ao António Ribeiro Ferreira, o Conselho de Redacção expressa a sua admiração e carinho pelo empenhamento profissional que ao longo dos anos soube transmitir e contagiar a redacção do DN, corporizando o que de melhor tem um líder de redacção. Ribeiro Ferreira, na qualidade de Director Adjunto, foi o principal responsável por muitos dos grandes sucessos editoriais do DN.

Aos dois jornalistas, camaradas de redacção, fica o DN reconhecido.

O Conselho de Redacção

Lisboa, 10 de Novembro de 2003

Partilhe