Congresso sobre “Literacia, Média e Cidadania”

O Congresso “Literacia, Média e Cidadania” vai realizar-se nos dias 25 e 26 de Março de 2011, no Campus de Gualtar, em Braga. Trata-se de uma iniciativa aberta à sociedade, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional da Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, o Ministério da Educação, a UMIC e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Destinado a professores, profissionais dos média, investigadores, animadores, bibliotecários e agentes dos diversos âmbitos ligados à definição e implementação de políticas relacionadas com a educação para os média e literacia digital, o Congresso tem como objectivos essenciais promover a formação de cidadãos face aos média e ao ecossistema mediático, incentivar a interacção entre os média e as instituições educativas e culturais, contribuir para a inscrição da educação para os média e a literacia digital na agenda pública, valorizar a participação dos cidadãos na vida democrática tirando partido das novas plataformas digitais e redes sociais.

O Congresso pretende ainda promover a reflexão sobre a relevância da literacia mediática para a qualidade e a produtividade no trabalho, favorecer a inserção da educação para os média no currículo escolar e a utilização dos diferentes tipos de meios como recurso educativo, estimular a inovação nos métodos e conteúdos da aprendizagem, em contextos formais e não formais de educação, bem como divulgar e fomentar a investigação no âmbito da literacia, dos média e da cidadania.

Todos os interessados na matéria podem apresentar comunicações ao Congresso. Os resumos das comunicações devem ser enviados para o Secretariado do Congresso (literaciamediacidadania@ics.uminho.pt) até 20 de Dezembro. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso.

Partilhe