Congresso da FIJ sob o lema “Informar pela Democracia”

Combater a impunidade dos assassinos de jornalistas, exigir o fim das restrições à liberdade de imprensa e apelar a melhores condições de emprego para defender o jornalismo de qualidade são os três principais objectivos do Congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que se realiza de 28 de Maio a 1 de Junho, em Moscovo, sob o lema “Informar pela Democracia”.

Prevendo a presença de representantes de mais de uma centena de países, a FIJ pretende que o congresso seja uma “demonstração de solidariedade para com todos os jornalistas sob pressão no mundo”, tendo o presidente Christopher Warren sublinhado que haverá “especial atenção aos problemas dos camaradas russos”.

A questão da impunidade será o tema central, uma vez que em 2007 o ritmo de assassinatos de jornalistas continua tão elevado como em 2006 – ano em que se bateram recordes de jornalistas mortos no mundo. Por esse motivo, a FIJ irá exibir o filme “A Mighty Heart”, acerca do rapto e assassinato de Daniel Pearl, acompanhado de uma mensagem vídeo da actriz Angelina Jolie.

Além dos temas globais, o encontro abordará assuntos regionais, havendo lugar a um relatório especial sobre a crise no Médio Oriente e no Iraque, e ainda a debates sobre a globalização e a corrupção na América Latina, a situação dos média na China e o impacto que um novo acordo sobre diálogo social poderá ter no jornalismo europeu.

“O nosso Congresso concentrar-se-á em como podemos construir algo de positivo, readaptando a missão do jornalismo e construindo uma solidariedade renovada que proteja os direitos da classe a nível nacional e global”, afirmou o presidente da FIJ.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) não está representado no Congresso da FIJ, em Moscovo, devido estar a decorrer o processo eleitoral para os seus órgãos sociais.

Partilhe