Congresso analisa génese e evolução do jornalismo no espaço ibero-americano

A génese e evolução do jornalismo no espaço ibero-americano é o tema central do Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo, agendado para os dias 6 e 7 de Outubro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

Organizada pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), a iniciativa abrirá pelas 9h30 de dia 6 com uma sessão plenária em que falarão Nelson Traquina, presidente do CIMJ, e Rui Santos, representante da FCSH-UNL.

Segue-se, pelas 10 horas, uma mesa-redonda moderada por Francisco Rui Cádima e que terá por oradores os espanhóis Jaume Guillamet e Rafael Quirosa-Cheyrouze y Muñoz e as portuguesas Ana Cabrera, Carla Baptista e Helena Lima.

O programa prossegue com uma conferência ainda a anunciar, por volta do meio-dia, e com o lançamento do livro “Jornais, Jornalistas e Jornalismo – Séculos XIX e XX”, organizado por Ana Cabrera, às 12h45, antes de se avançar, a partir das 15 horas, para as sessões paralelas de comunicações.

A 7 de Outubro, são as sessões paralelas a iniciar os trabalhos, pelas 10 horas, enquanto decorre, à porta fechada e reservada a investigadores convidados, a apresentação e discussão dos resultados de projectos de investigação sobre História dos Media e do Jornalismo e iniciativas de cooperação, moderada por Helder Bastos.

Da parte da tarde, a partir das 15h30, será debatido o tema central do Congresso, numa sessão moderada por Ana Cabrera e que conta com intervenções do português Jorge Pedro Sousa, dos brasileiros Marialva Barbosa e António Hohlfeldt e dos galegos Xosé Lopez García e Alberto Pena.

Mais informações podem ser obtidas no sítio do Congresso.

Partilhe