Conferência sobre segredo de Estado e secretismo político

Evento realiza-se no próximo dia 16, inspirando-se no filme “The Post”, cuja estreia está agendada para dia 25.

A conferência sobre segredo de Estado e secretismo político vai realizar-se no dia 16, a partir das 14h30, na sala dos Geradores da Fundação EDP.

Na oportunidade vão estar em análise questões como: “Até onde vai o segredo de Estado? Como diferenciamos o segredo de Estado do secretismo político? Que angústias criam o jornalismo de investigação nos jornalistas que o desenvolvem? Qual a contribuição da Imprensa para o equilíbrio democrático? Estará a imprensa portuguesa preparada para assumir este equilíbrio? Como lidam os decisores e legisladores com os avanços mediáticos?”

Entre os participantes incluem-se Paulo Ferreira, Bernardo Ferrão, Alexandra Borges, Duarte Marques, Miguel Pinheiro, Luís Pedro Mota Soares, Joaquim Vieira, Paulo Baldaia, Sandra Felgueiras, Bárbara Reis, Jorge Bacelar Gouveia, Graça Franco, Rui Pereira e Nuno Rogeiro.

O evento inspira-se na estreia do filme “The Post”, marcada para o próximo dia 25, que tem realização de Steven Spielberg e as interpretações de Meryl Streep (no papel de Katharine Graham, ‘publisher’ do Post) e Tom Hanks (Ben Bradlee, responsável editorial) nos principais papéis.

Trata-se de uma história com base em factos verídicos relativos à luta “entre o jornalismo e o Governo norte-americano, a propósito da publicação no The Washington Post, dos ultrassecretos ‘Papeis do Pentágono’”.

Quanto à presença neste acontecimento, ela fica “sujeita a confirmação para: domingas.carvalhosa@wisdom.com.pt (este endereço)- teresa.taborda@wisdom.com.pt”.

Partilhe