Conferência sobre o papel dos média na construção da Europa política

Discutir o papel dos média na formação de uma “esfera pública europeia” é o objectivo da conferência “Os média na construção da Europa política”, que se realiza a 22 de Janeiro, entre as 10 e as 17 horas, na Sala Fernando Pessoa do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

É possível construir uma Europa política, com capacidade de atracção sobre os cidadãos? Pode pensar-se um comprometimento ético dos média com a ideia de uma união de povos? Pode pensar-se uma relação de tipo novo entre os média, as instituições políticas e outros actores? Estas são algumas das questões a debater nesta iniciativa, que terá a presença de personalidades de académicos e jornalistas.

Na sessão de abertura falarão a eurodeputada Assunção Esteves, o director da Fundação Konrad Adenauer para Portugal e Espanha, Michael Däumer, o embaixador alemão em Portugal, Joachim Broudré-Gröger, e o presidente do PSD, Marques Mendes.

Às 11 horas, será a vez de Henrique Monteiro, director do “Expresso”, moderar o debate “Uma democracia europeia é possível?”, onde intervirão os professores universitários Thomas Poguntke (Universidade de Bochum), Pedro Magalhães (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Carlos Gaspar (Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa).

A tarde será dedicada ao tema “A formação de um espaço público europeu: um novo papel para os média?”, com o jornalista Sérgio Figueiredo a moderar um painel composto por Teresa de Sousa, do “Público”, Luís Marques, administrador da RTP, e Martim Cabral, subdirector de informação da SIC.

Os interessados em participar nesta iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer para Portugal e Espanha, devem confirmar a presença até 17 de Janeiro através da ficha de inscrição anexa.

Partilhe