Conferência sobre fotojornalismo

Os membros do júri do Prémio Fotojornalismo Visão/BES, Yuri Kozyrev, Philip Blenkinsop, Nöel Quidu, Jean-François Leroy e Susan Smith, partilham com o público as suas experiências numa conferência de entrada livre a realizar sábado, dia 5 de Abril, às 16 horas, no Museu da Electricidade em Lisboa.

A conferência focará o papel actual do fotojornalismo, com Kozyrev, Blekinsop e Quidu – todos eles autores de fotos distinguidas pelo World Press Photo – a falar das suas experiências na cobertura de conflitos, Susan Smith a explicar como é que edita e procura novos valores enquanto directora-adjunta de fotografia da “National Geographic” e Jean-François Leroy, director do “Visa pour l’Image”, a reflectir sobre o fotojornalismo no ano em que o seu festival comemora duas décadas.

Os cinco jurados estarão disponíveis para responder a questões da plateia, sendo expectável que falem também sobre os vencedores da oitava edição do Prémio Fotojornalismo Visão/BES, que serão conhecidos amanhã, 3 de Abril, pelas 18h30, em cerimónia a realizar no Museu da Electricidade.

Este ano, a competição contou com um recorde de participações – 6848 fotografias de 227 fotógrafos – e, pela primeira vez, está dividida em oito categorias, devido ao desdobramento do prémio Reportagem em Reportagem Noticiosa e Reportagem do Quotidiano. Os outros prémios são Vida Quotidiana, Notícias, Retrato, Desporto, Espectáculo e Natureza.

Os vencedores de cada uma das categorias recebem um prémio de 2500 euros. Entre todas as fotos a concurso, o júri escolhe depois a imagem vencedora do Grande Prémio Banco Espírito Santo, que recebe 15 000 euros e um objecto único concebido pela artista plástica Susana Guardado.

Além da entrega de prémios e da conferência, o Prémio Fotojornalismo Visão/BES conta com dois outros acontecimentos de destaque: a exposição – que é inaugurada a 9 de Maio no Museu da Electricidade e que posteriormente percorrerá o país – e a edição de um livro com as fotografias vencedoras e as imagens mais marcantes apresentadas a concurso.

Partilhe