Conferência Internacional sobre Media e Desporto

A Universidade Católica Portuguesa acolhe, a 22 e 23 de Janeiro, uma Conferência Internacional sobre Media e Desporto, promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e com a presença de diversos oradores nacionais e estrangeiros.

A iniciativa – coordenada pelos investigadores Maria Clotilde Almeida, Rogério Santos, Rita Figueiras e Paula Órfão – abrirá pelas 10 horas de dia 22 com uma conferência de Joachim Born (Universidade de Giessen) intitulada “Desporto, Media e Línguas que não o Inglês num mundo globalizado – oportunidade ou perigo?”.

A manhã prossegue com um painel de três comunicações, seguidas de debate, e após o almoço serão apresentadas mais seis intervenções de académicos nacionais e estrangeiros sobre temas como o espaço dedicado às celebridades desportivas fora das secções de desporto dos média, que também poderão ser debatidas posteriormente.

No segundo dia, a abertura estará a cargo de Richard Giulianotti (Universidade de Durham), que falará sobre “Desporto, Media e Globalização: Mapeando as Dimensões Histórica, Política, Económica e Cultural”. Segue-se um conjunto de três comunicações até ao almoço e de mais cinco após a pausa (sempre seguidas de debate), entre as quais uma sobre a linguagem da proximidade nos blogues portugueses sobre futebol.

Para concluir os trabalhos da conferência haverá uma mesa-redonda com a participação de Rui Santos, Fernando Seara e Eduardo Cintra Torres, moderada por Rita Figueiras, investigadora da Universidade Católica.

Mais informações no blogue oficial da Conferência.

Partilhe