Conferência internacional sobre jornalismo e educação para o desenvolvimento

“A Comunicação Social e a Educação para o Desenvolvimento” é o tema da conferência internacional organizada pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) e pela Associação para a Cooperação Intercâmbio e Cultura (CIC), no próximo dia 24, em Lisboa, com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Ajudar ao mútuo entendimento entre jornalistas e Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) é o objectivo da conferência, que se realiza a 24 de Maio, entre as 9 e 30 e as 18 horas, no anfiteatro da Associação Nacional de Farmácias.

Os interessados podem inscrever-se através do telefone 213 857 141. As inscrições custam 10 euros para estudantes e 20 euros para os restantes participantes e incluem documentação e duas pausas para café.

O dia começa com uma sessão de abertura que conta com as presenças do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, José Prates Raposo, presidente da CIC Portugal, e Fernando Cascais, director do Cenjor.

Seguir-se-á, às 10 horas, um debate sobre as dificuldades das ONGD na divulgação de projectos, com Maria Manuela Afonso, do IPAD, a jornalista Diana Andringa, o consultor do Banco Mundial André Corsino Tolentino e ainda Hélder Vaz, da URBE África.

Pelas 11 horas 45 minutos, os problemas de desenvolvimento nos média e as respostas do público serão o tema de conversa entre Fátima Proença, da Associação para a Cooperação entre os Povos (ACEP), Ana Isabel Castanheira, do Instituto Marquês de Valle Flor, a jornalista e professora universitária Sara Pina, e José Fialho, director do Departamento de Estudos Africanos do ISCTE.

Da parte da tarde, às 14 horas, experiências sobre a relação dos média com as ONGD servirão de mote ao debate entre Reynald Blyon, do Instituto PANOS (Paris), Stéphane Boulc’h, da organização belga COTA, e Jorge Melo, da Associação dos Amigos do Calhau, que vem da ilha cabo-verdiana de São Vicente.

Pelas 15 horas e 45 minutos inicia-se uma mesa-redonda moderada pelo jornalista David Borges e que conta com as participações do padre Norberto Louro, dos Missionários da Consolata, de Pedro Krupenski, da Plataforma das ONGD, e das jornalistas Diana Andringa, Sara Pina e Nicole Guardiola.

Esta conferência internacional é encerrada pelo director-geral de Saúde, Francisco George, pelas 18 horas. A seguir a este evento, mas em datas ainda a marcar, a CIC tem prevista uma série de seminários para jornalistas, a desenvolver em parceria com o Cenjor.

Partilhe