Conferência do Mediterrâneo apela à defesa do jornalismo de qualidade

A 10.ª Conferência de Jornalistas do Mediterrâneo, realizada em Sliema, Malta, de 27 a 29 de Setembro, decidiu apoiar a jornada de 5 de Novembro promovida pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) para um jornalismo de qualidade sob o lema “Stand up for journalism”.

Os participantes na Conferência, que contou com representações de sindicatos e associações de jornalistas de Itália, Palestina, Chipre, França, Portugal, Croácia, Líbia, Grécia, Inglaterra e Malta, analisaram a situação dos média nos países do Mediterrâneo, tendo constatado que se verifica uma degradação da qualidade da informação em numerosos países e uma proliferação de novas e antigas formas de censura e de repressão da consciência dos jornalistas.

Esta realidade é acompanhada da crescente degradação das condições de vida e de trabalho dos jornalistas, da generalização da precariedade e do ataque aos direitos dos jornalistas e às convenções colectivas, sempre a pretexto da “necessidade de adaptação” às novas tecnologias.

Face a esta situação, os sindicatos e organizações da região deverão desenvolver um sistema de alerta e formas de solidariedade, bem como métodos para uma mais eficaz e rápida troca de informações.

Durante a Conferência foram ainda aprovadas duas moções de solidariedade com os jornalistas palestinianos e com os jornalistas do Iraque, Egipto e do Maghreb, que enfrentam graves riscos, inclusive de vida, no exercício da sua profissão.

O texto integral dos documentos aprovados podem ser consultados nos ficheiros anexos.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), esteve representado por Anabela Fino e João Dias Miguel, membros da Direcção.

Partilhe