Conferência assinala 130.º aniversário do jornal “A Voz do Operário”

Os 130 anos do jornal “A Voz do Operário” vão ser comemorados a 21 de Novembro de 2009 com uma conferência sobre imprensa operária e associativa, a realizar nas instalações da publicação em Lisboa e com a participação do presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Alfredo Maia.

Os trabalhos abrem às 10 horas, com intervenções de Arménio Carlos, presidente da Assembleia-Geral, e de Modesto Navarro, presidente da Direcção d’A Voz do Operário, a que se seguem, pelas 10h30, três comunicações sobre a imprensa operária, mutualista e associativa, proferidas por Miriam Halpern Pereira, António Ventura e Eugénio Rosa, e um espaço de debate.

Pelas 11h45, o programa prossegue com mais três intervenções sobre a história, actividade e realidade actual deste género de imprensa, da responsabilidade de Libério Domingues, coordenador da União de Sindicatos de Lisboa, Augusto Flor, presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, e do jornalista Mário Branco, também seguidas de debate.

Após uma pausa para almoço, a tarde inicia-se pelas 14h30 com comunicações sobre os desafios dos novos meios de comunicação digital na luta dos trabalhadores no século XXI, onde irão falar Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, José Rebelo, jornalista e professor universitário, Nuno David, professor universitário, e António Vilarigues, técnico de sistemas de comunicação, que darão cada qual um mote distinto para o debate.

Após uma pequena pausa entre as 16h15 e as 16h45, tem início o último painel, dedicado à “Comunicação social no País – liberdade de expressão, concentração e controlo governamental e financeiro”, que contará com uma intervenção de Fernando Correia sobre “Jornalismo e luta de classes”, uma sobre a “Situação profissional e problemas no exercício da profissão de jornalista”, por Alfredo Maia, presidente do SJ, e ainda “O caso da televisão”, pelo provedor do telespectador Paquete de Oliveira.

Após mais um espaço de debate, a conferência encerrará pelas 18h15. Os interessados em almoçar por 10 euros na Voz do Operário devem enviar, até 10 de Novembro, essa informação para a direcção da instituição (vozoperario@vozoperario.pt ou Rua Voz do Operário, 13 – 1100-620 Lisboa).

Partilhe