Comunicado sobre a campanha eleitoral que agora começa

Sindicato dos Jornalistas apela a uma cobertura eleitoral ampla e plural e condena pressões que pretendam condicionar o direito à informação.

A dias de começar, oficialmente, o período de campanha eleitoral com vista às legislativas marcadas para o dia 4 de Outubro, o Sindicato dos Jornalistas considera ser tempo de:
⟹ Apelar a uma cobertura eleitoral ampla e plural, dando igualdade de oportunidades às diversas forças políticas e cívicas envolvidas na campanha e no acto eleitoral.
⟹ Defender uma informação com base em critérios jornalísticos rigorosos e não discriminatórios, centrada em divulgar os projetos e as propostas para o país e em esclarecer os cidadãos.
⟹ Recordar que o direito à informação está consagrado na Constituição da República Portuguesa e estabelece o acesso de todos os cidadãos, sem exclusões ou discriminações.
⟹ Condenar toda e qualquer forma de pressão que pretenda condicionar o direito à informação e o papel do jornalista enquanto agente plural e isento.
⟹ Apelar a jornalistas e políticos que se tratem com respeito mútuo, partilhando o dever de esclarecimento e informação dos eleitores.
⟹ Sem pôr em causa o direito à opinião, relembrar a diferença entre a crítica fundamentada e o ataque injustificado.

Partilhe