Comunicação Social em debate em Abrantes

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) organiza de 7 a 10 de Março o seu IV Encontro de Comunicação, subordinado ao tema “Comunicar: Como?”, onde se abordarão temas como a censura nos média, as relações entre jornalistas e assessores e o sensacionalismo.

A palestra de abertura do evento cabe ao jornalista desportivo Artur Agostinho, a que se seguirá, à tarde, o debate “Media: Censurados ou Independentes?”, que contará com as presenças de Francisco de Vasconcelos, do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, do jornalista freelance Manso Preto, da directora de “O Independente” Inês Serra Lopes e de representantes do PS e do PSD.

No dia seguinte será a vez de discutir o tema “Jornalistas e Assessores: Relações Ambíguas?”, com as presenças de João Marcelino, do “Correio da Manhã”, Alberto Bastos, do jornal “O Mirante”, Aníbal Cabeça, assessor do ex-Presidente da Assembleia da República Mota Amaral, Nelson de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e do deputado socialista Miguel Laranjeira, ex-assessor de António Guterres.

À noite, Carlos Pinto Coelho estará “À conversa com…” o juiz Eurico Reis, presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

A 9 de Março será a vez de abordar o “Humor: Um Género Sério?” e “Sensacionalismo: Uma Tendência para o Futuro?”, este último com as presenças de Octávio Ribeiro, do “Correio da Manhã”, Júlio Magalhães, da TVI, Duarte Mexia, da revista “Choque”, e Miguel Gaspar, do “Diário de Notícias”.

Por fim, a 10 de Março realiza-se o debate “Blogues: Credibilidade ou Farsa?”, com Luís Santos, da Universidade do Minho, Rui Baptista, do “Público” e os deputados António Colaço (PS) e Pinheiro Torres (PSD), ficando a sessão de encerramento a cargo de Jorge Wemans, director de comunicação da Fundação Gulbenkian.

O encontro contará ainda com workshops e trocas de experiências de estágio entre estudantes.

Partilhe