Como votar online no Referendo às alterações ao Código Deontológico

Vê aqui os passos a dar para a participação na votação dos próximos dias 26,27 e 28 deste mês, incluindo já o endereço eletrónico da plataforma a utilizar.

Como já é do conhecimento público, realiza-se nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2017 um referendo a alterações ao Código Deontológico do Jornalista, promovido pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

O referendo será realizado recorrendo a métodos de votação tradicionais, com mesas de voto presencial, mas também com votação eletrónica, através de uma plataforma digital, criada pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ).

A votação presencial em urna realiza-se dia 28. Os locais de votação são a sede do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas em Lisboa e no Porto. As mesas de voto estarão abertas entre as 10 e as 20 horas.

A votação online decorrerá entre as 9 horas do dia 26 e as 20 horas do dia 28.

Poderão votar todos os jornalistas com Carteira Profissional válida à data da abertura da votação online.

Para votar online os jornalistas devem inscrever-se na Base de Dados da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Quem está já inscrito nesta Base de Dados não necessita voltar a inscrever-se.

É com as mesmas credenciais de entrada na Base de Dados da CCPJ que os jornalistas se irão inscrever na Plataforma de votação online.

Inscrição na Base de dados da CCPJ

No site oficial da CCPJ (http://www.ccpj.pt/) entrar na Área Privada, que está do lado esquerdo do site a encarnado.

Registar-se com os seguintes dados:

Título profissional – escolher a indicação Carteira Profissional de Jornalista

Número de título – escrever o número da Carteira Profissional

Na fase seguinte, inscrever o email pessoal com que está registado na CCPJ e a palavra passe que quer que fique associada ao seu registo.

Receberá em seguida um email com um link através do qual fará a ativação da sua inscrição na Base de Dados.

São estas credenciais que lhe permitirão votar na plataforma eleitoral, com o endereço eletrónico que pode ser visto aqui.

Em caso de dúvida, é favor consultar a Comissão da Carteira através do telefone 21 322 12 30.

Os procedimentos para votação na plataforma eleitoral encontram-se disponíveis no Manual de instruções em anexo.

Partilhe