Comemorações no Museu Nacional da Imprensa

O 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o centenário do cineasta Manoel de Oliveira e o 4.º Centenário do Nascimento de John Milton, autor do primeiro discurso sobre a liberdade de imprensa, serão assinalados a 10 de Dezembro, pelas 15 horas, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto.

Para celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Museu lançará simbolicamente ao mar 30 garrafas, ecologicamente protegidas, contendo os trinta direitos em três línguas (português, inglês e espanhol), bem como desenhos humorísticos dos participantes no PortoCartoon-World Festival que foi dedicado ao tema.

As garrafas serão entregues ao comandante dos Pilotos da Barra do Douro, no ancoradouro adjacente às instalações do Museu, e posteriormente levadas para o alto-mar, na expectativa de que cheguem às costas dos países que mais violam os direitos humanos.

A seguir a este acto, numa acção conjunta com os CTT, será lançada uma peça filatélica alusiva aos 60 anos da Declaração, com o carimbo do dia, e proceder-se-á também à abertura de uma pequena exposição documental alusiva ao tratamento jornalístico feito em 1948, em Portugal, sobre a aprovação daquela declaração pela Assembleia Geral da ONU.

No que concerne à homenagem a John Milton, será impresso, num prelo manual, o frontispício do seu famoso discurso em favor da liberdade de imprensa feito no parlamento inglês.

Neste dia cheio de eventos, o MNI inaugura também a exposição “Cem Revistas de Cinema no centenário de Manoel de Oliveira”, constituída pelas principais publicações do género editadas em Portugal desde 1919, muitas das quais com entrevistas a Manoel de Oliveira e referências à sua filmografia.

A mostra estará patente até 31 de Março de 2009, no horário habitual do museu: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15 às 20 horas.

Partilhe