Colóquio sobre os media e a questão catalã no dia 8

Debate é organizado pela Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo, realiza-se na Casa da Imprensa, em Lisboa, a partir das 18h00, contando com os jornalistas Cesário Borga, Manuel Campo Vidal e Enric Marín.

Realiza-se no próximo dia 8, na Casa da Imprensa, em Lisboa, o colóquio subordinado ao tema “Os Media e a questão catalã”, numa organização da Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo, a partir das 18h00.

O debate vai contar com a participação dos jornalistas Cesário Borga, antigo correspondente da RTP em Espanha, mas também com Manuel Campo Vidal (com vasta experiência no Jornalismo televisivo, doutorado em Sociologia pela Universidade Complutense e atual presidente da Academia das Artes e das Ciências de Televisão de Espanha e do Instituto de Comunicação Empresarial de Madrid) e Enric Marín, professor titular do Departamento de Meios, Comunicação e Cultura da Universidade Autónoma de Barcelona, secretário-geral da Universidade Autónoma de Barcelona (1998/02), presidente da Corporação Catalã dos Meios Audiovisuais (2010/12) e “um dos principais colunistas do jornal independentista El Periódico”.

De acordo com a organização, estarão em discussão questões como estas: “Poderão os princípios elementares da prática jornalística (cruzamento de informações, verificação de fontes, etc) ser respeitados em situação de confronto? Será legítimo que um órgão de informação, sobretudo de natureza pública ou dito de ‘referência’, admita a existência de condições excecionais e se coloque, assim, explicitamente, ao serviço do poder político? A deslocação ostensiva de um órgão de comunicação social, da sua função informativa para uma função interventiva, contribui para uma resolução negociada do conflito ou, pelo contrário, para o seu agravamento?”

Partilhe