Colóquio “Imprensa e Revolução” recorda Vítor Alves

A Associação 25 de Abril acolhe, a 6 de Abril, o colóquio “Imprensa e Revolução”, que contará com intervenções de figuras ligadas ao jornalismo à data da Revolução e terá uma evocação de Vítor Alves, um dos capitães de Abril, falecido no início deste ano. A entrada é livre.

No colóquio, que começa ao início da tarde, participam José Rebelo, que em 1974 era correspondente em Portugal do jornal “Le Monde”, sendo hoje professor no ISCTE; Marcelo Rebelo de Sousa, membro fundador do PSD, professor catedrático e ex-director do “Expresso”; e Jorge Correia Jesuíno, secretário de Estado da Comunicação Social em Angola (1974) e ministro da Comunicação Social do III, IV e V governos provisórios.

A moderação estará a cargo de António Reis, fundador do Partido Socialista e ex-membro do Conselho de Imprensa e da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Pelas 17 horas terá lugar uma evocação de Vítor Alves por Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, e José Carlos Vasconcelos, director-adjunto do “Diário de Notícias” em 1974 e 1975 e actual director do “Jornal de Letras, Artes e Ideias”.

Os organizadores – a Associação 25 de Abril, o Instituto de História Contemporânea e a Escola Superior de Comunicação Social – consideram que o 25 de Abril de 1974 marcou uma viragem no jornalismo português e que os média, e em particular a imprensa, desempenharam um importante papel na luta política que se travou nos anos seguintes à Revolução.

Por isso, “debater a imprensa da época é também reflectir sobre a complexa transição portuguesa”, sublinham.

Partilhe