Coligação de organizações defende liberdade de imprensa na Europa

Reunião realizou-se ontem, em Bruxelas, tendo sido reforçados os laços de cooperação em nome da proteção dos direitos dos jornalistas.

Várias organizações intergovernamentais e ligadas ao universo dos media reuniram-se ontem em Bruxelas, sob a iniciativa de Harlem Désir, recém-nomeado responsável da OSCE (Organização para a Cooperação e Segurança na Europa) para Media Freedom Representative, mas também da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ). A discussão girou em torno dos desafios e de novas ideias para cooperação acerca da defesa da liberdade de imprensa na Europa.

Na ocasião, Ricardo Gutiérrez, secretário-geral da FEJ, aproveitou para sublinhar: “Face ao número crescente de ataques aos jornalistas e à precariedade que afeta a nossa profissão, torna-se cada vez mais importante que as organizações de jornalistas e as ONG ligadas aos media construam uma coligação capaz de contrariar os inimigos da liberdade de imprensa.” Em seguida, o responsável da FEJ não se esqueceu de mencionar as 157 detenções de jornalistas na Turquia, incluindo o caso do francês Loup Bureau.

Harlem Désir manifestou o seu compromisso de colaboração com as organizações de jornalistas e instituições ligadas à defesa da liberdade de imprensa. O intuito principal é quem sejam encontradas respostas para enfrentar os “cada vez mais exigentes desafios à liberdade de imprensa revelados pela paisagem mediática nos 57 países-membros da OSCE”. Além da defesa da liberdade de expressão, Désir apontou prioridades como segurança dos jornalistas, pluralismo, regulação da profissão, luta contra impunidade, desinformação e notícias falsas. E também não ficou de fora a necessidade de ser reforçada a confiança dos diversos públicos na informação veiculada pelos media. Como? Por exemplo, com base num “maior nível de empenhamento dos profissionais de comunicação”.

De acordo com a FEJ, além de David Kaye, elemento da ONU que cuida da promoção e proteção dos direitos à liberdade de opinião e de expressão, participaram no encontro entidades como Access Now, Article 19, Committee to Protect Journalists, European Digital Rights, IFEX, Federação Internacional dos Jornalistas, Index of Censorship, International News Safety Institute, PEN International, Repórteres Sem Fronteiras, entre muitas outras.

Partilhe