Código profissional para os média no Iraque

O jornal iraquiano “Al-Shira” publicou, a 9 de Outubro, uma lista de regras que a nova Comissão Superior de Média – que deve começar a funcionar nas próximas semanas sob a liderança de Ibrahim al-Janabi – pretende implementar para organizar o trabalho da imprensa.

Em entrevista ao “Al-Shira”, Muhammad Jasim Khudayr, membro da Comissão, revelou que a violação do “Código Profissional” a ser implementado poderá levar o prevaricador a incorrer em penas como o aviso, a publicação de um pedido de desculpas, multas e encerramento do órgão de comunicação, consoante a gravidade da infracção.

É a seguinte a proposta de “Código Profissional” da Comissão Superior de Média:

1. Observar a objectividade, a veracidade e a imparcialidade na cobertura e divulgação das notícias e reportagens.

2. Evitar o encorajamento do uso da violência como meio de resolver disputas políticas.

3. Evitar propagar o sectarismo e o tumulto étnico e religioso na sociedade iraquiana.

4. Respeitar o Islão como fé da maioria, sem prejuízo das outras fés, e honrar os valores culturais e os símbolos históricos e tudo o mais que tenha a ver com a civilização e herança do Iraque.

5. Abster-se de divulgar mágoas, ódios e divisões no seio dos diversos elementos da sociedade iraquiana e respeitar todos os grupos do espectro iraquiano.

6. Abster-se de usar os média para difamar e invadir a privacidade de indivíduos e grupos, e respeitar os sentimentos e gostos do público.

7. Não mostrar qualquer apoio a actos de arrombamento, roubo, sequestro, ataques bombistas e assassinato de civis e membros das forças armadas e estrangeiros que trabalhem no Iraque; e evitar a promoção de qualquer tipo de ameaças ou exigências terroristas.

8. Conceder a quem foi injustiçado uma oportunidade de desmentir o que foi publicado pelo órgão de comunicação e lhe provocou qualquer tipo de dano material ou moral, e assegurar a publicação da resposta ou clarificação em local e altura adequados no mesmo órgão de comunicação, e emitir um pedido de desculpas ou compensar o lesado de forma justa, de acordo com a lei.

9. Garantir a transparência e honestidade das fontes de financiamento dos média e não aceitar ajudas monetárias que pretendam minar a segurança e estabilidade do Iraque.

Partilhe