Cobertura Jornalística das Questões da Deficiência e da Incapacidade

Proporcionar um conhecimento aprofundado e actual sobre a realidade da Deficiência, a fim de possibilitar um tratamento jornalístico mais esclarecido e qualificado, é a finalidade do seminário “Cobertura Jornalística das Questões da Deficiência e da Incapacidade”, que decorre nas manhãs dos dias 23, 25, e 30 de Março e 1 de Abril nas instalações do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Fruto de uma parceria do INR com o Cenjor, este seminário de 16 horas contará com a intervenção de técnicos e especialistas de referência nestas matérias e tem inscrições gratuitas e limitadas, que devem ser formalizadas previamente junto de Ana Cristina Vieira (avieira@cenjor.pt, 218 855 004), através do sítio www.cenjor.pt ou do envio de um fax para o 218 852 900.

O programa de 23 de Março abordará questões emergentes da deficiência, como a ética, as famílias e a inclusão, incorporando esta última a formação profissional e o emprego. A 25 o foco estará sobre a legislação, enquanto a sessão de dia 30 se concentrará na nova concepção e identidade social da deficiência, abordando o contributo do jornalismo para essa identidade.

Por fim, a 1 de Abril serão debatidos os problemas das acessibilidades e o potencial da tecnologia para pessoas com necessidades especiais. No final do seminário será atribuído um certificado de formação profissional aos formandos que tenham participado em todas as sessões.

Partilhe