Cobertura do Julgamento de Vale e Azevedo

As condições em que se iniciou o julgamento do ex-presidente do Benfica, Vale e Azevedo, numa sala tão exígua que o afluxo de jornalistas levou a juíza a proibi-los de entrar, deu ensejo a uma intervenção do SJ. Em consequência, foram estabelecidas algumas normas de acesso, cujo cumprimento exige a solidariedade e entreajuda dos jornalistas destacados para a cobertura do julgamento.

1. Na sequência de diligências que desenvolveu, no dia 11 de Janeiro, junto do Tribunal Criminal de Lisboa, com vista a permitir o acesso dos jornalistas às audiências de julgamento do processo em que é arguido o dr. Vale e Azevedo, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas foi hoje notificada de que:

a) O acesso de jornalistas ao Tribunal (e não apenas à sala de audiências) far-se-á normalmente, não sendo permitidas contudo câmaras de filmar e máquinas fotográficas;

b) Será assegurado o acesso à sala de audiências a um jornalista por órgão de comunicação social, até ao total de doze e por ordem de chegada;

c) Ficam reservados exclusivamente para os jornalistas os dois bancos junto da entrada da sala.

2. O mesmo despacho judicial, que foi transmitido telefonicamente, faz referência igualmente a números limite para o acesso de familiares do arguido e de advogados estagiários.

3. Em relação ao trabalho dos jornalistas, o SJ julga oportuno recordar a todos o dever de camaradagem que constitui apanágio da nossa profissão.

4. Nessa conformidade, apela aos jornalistas que tenham possibilidade de assistir às audiências de julgamento que partilhem com os outros camaradas os elementos que permitam a todos, sem excepção, a realização da sua missão e o seu dever de informar.

ADITAMENTO

Em aditamento ao comunicado de hoje do Sindicato dos Jornalistas sobre o assunto em epígrafe, a Direcção chama a atenção para o seguinte:

1. Tendo surgido algumas dúvidas acerca dos termos relativos à presença de câmaras no Tribunal – e, portanto, não apenas na sala de audiências -, constantes na notificação lida por telefone, o SJ tudo fará para as esclarecer amanhã de manhã, tão cedo quanto possível.

2. Logo que as mesmas dúvidas estejam esclarecidas, o SJ prestará informações aos responsáveis dos órgãos de comunicação social que utilizam imagens.

Partilhe