CO da RDP recusa indicar nomes para a Administração

O Conselho de Opinião (CO) da RDP, em reunião ocorrida a 2 de Julho, adiou a indicação dos nomes do vice-presidente e do vogal do conselho de Administração da empresa, após a Portugal Global (PG) se ter recusado a enviar aquele órgão os perfis técnico-profissionais dos responsáveis por aqueles cargos.

Em comunicado, o CO da RDP condenou o presidente da “holding” do Estado para a Comunicação Social, Almerindo Marques, afirmando que as atitudes do gestor “representam um grave atropelo à Lei da Rádio e “uma tentativa de obstrução” ao funcionamento normal do Conselho.

De acordo com o documento do CO, Almerindo Marques comprometera-se a enviar os perfis técnico-profissionais para aqueles dois membros do Conselho de Administração, mas foi sucessivamente adiando esse envio.

“Em vez dos perfis, o dr. Almerindo Marques veio sugerir a este Conselho que aprovasse os nomes por si escolhidos, os quais, além do mais, deveriam ser votados conjuntamente e não em separado, como tem sido prática deste conselho”, refere o comunicado. O CO da RDP acrescenta que o presidente da PG propôs o adiamento da reunião convocada para 2 de Julho, “sem o que se recusava a enviar os perfis dos membros da Administração da RDP”.

Sublinhando ter sempre exercido o sue mandado com “total independência” e “espírito de abertura”, o CO da RDP “não pode aceitar interferências no seu funcionamento, nem imposições de nomes e de regras de actuação interna e, muito menos, pressões e ameaças de represálias ditadas pela sua não submissão às exigências da Portugal Global”.

Partilhe