CNN usa seguranças armados no Iraque

A CNN desloca-se no Norte do Iraque com seguranças armados, o que a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera tratar-se de um grave precedente que põe em risco a segurança de todos os jornalistas.

A propósito do incidente provocado por um segurança privado da CNN, que respondeu com disparos de arma automática contra um grupo que alvejou uma equipa da estação, a RSF afirma que, “a partir de agora, existe o risco de todos os beligerantes assumirem que existem armas em qualquer veículo da Imprensa”.

Para o secretário-geral da RSF, Robert Ménard, esta situação criada pela CNN põe em causa a segurança de todos jornalistas que cobrem esta geurra e dos que no futuro cubram conflitos semelhantes.

“Os jornalistas podem e devem recorrer a todos os meios para garantir a sua segurança, mas o recurso a empresas de segurança privadas, que não hesitam em disparar, apenas conduz a uma maior confusão entre jornalistas e combatentes”, sustentou Robert Ménard.

O caso, que inaugurou uma prática contrária a todas as regras profissionais, ocorreu a 13 de Abril, próximo de Tikrit, quando o comboio em que seguia a equipa da CNN foi atacado. Após o incidente, a viatura regressou a Bagdade, uma vez que o motorista sofreu ferimentos, embora sem gravidade.

Partilhe