Cinco jornalistas presos no Nepal

A polícia nepalesa prendeu cinco jornalistas que tentaram entrar em instalações governamentais para encenar um protesto contra o Ministério da Informação e das Comunicações, exigindo total liberdade de imprensa no país.

A iniciativa foi planeada pelo Sindicato de Imprensa do Nepal (NPU) e os detidos – que continuavam presos no final do dia 29 de Junho – foram o presidente da organização, Murari Kumar Sharma, o vice-presidente Bindu Kanta Ghimire, os membros do comité central Kiran Pokhrel e Shital Koirala e o responsável pela delegação de Nuwakot, Shiva Devkota.

Ameaças maoístas a jornalistas

Num incidente distinto, rebeldes maoístas colocaram sob prisão domiciliária Umesh Gurung, repórter da Radio Nepal em Ilam e editor do semanário local “Sutradhar Shree”, dizendo-lhe para, no prazo de dois meses, abandonar a emissora estatal e juntar-se à luta no lado maoísta. Entretanto, o jornalista conseguiu escapar.

Os guerrilheiros fizeram ainda ameaças ao editor Kishore Karkim e e restante redacção do “Blast Times”, por este jornal criticar as actividades da guerrilha, que mantém preso há já dois meses e meio o jornalista Som Sharma.

Partilhe