Ciências Médico-Legais para Jornalistas

Estão abertas, até ao dia 14 de Setembro, as inscrições para o 1.º Curso de Introdução às Ciências Médico-Legais e Forenses para Jornalistas, que vai decorrer, nos dias 21 e 22, em Coimbra.

Organizado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Pós-Graduação em Medicina Legal, o curso visa proporcionar “o conhecimento da organização médico-legal e forense nacional e o seu confronto com sistemas a nível internacional”.

Com a apresentação de casos reais, o curso “proporcionará uma visão do alcance e das limitações das perícias em cada uma das principais áreas da medicina legal e das ciências forenses”, esclarece o folheto de apresentação da iniciativa.

Os promotores pretendem que os jornalistas “fiquem familiarizados com os diferentes tipos de casos (…) com que poderão ser confrontados no âmbito da sua actividade profissional”, para melhor compreenderem as situações que noticiam.

No dia 21, o curso, que vai decorrer na Sala Prof. Oliveira Sá, na Delegação Centro do Instituto de Medicina Legal (Largo da Sé Nova), abordará a organização médico-legal e forense nacional e as perícias em Antropologia Forense, Patologia Forense, Genética e Biologia Forense e no Laboratório de Polícia Científica.

No dia 22, serão tratadas as perícias em Toxicologia Forense, seguindo-se uma série de subtemas no âmbito das perícias em Clínica Forense: avaliação em Direito Penal e situações de violência doméstica, avaliação do dano corporal em Direito Civil e do Trabalho, e avaliação em Psicologia e Psiquiatria Forense.

Além do programa geral, os auditores que o pretendam poderão assistir a uma autópsia médico-legal.

Para mais informações (incluindo condições do pagamento da inscrição e de alojamento convencionadas com hotéis da cidade), contactar o seu Secretariado na Delegação Centro do IML – telefone: 239854242; fax: 239820549; e-mail: arebelo@inml.mj.pt

Partilhe