Cidadania Digital em programa de rádio juvenil


São três dezenas de episódios com apresentação marcada para quinta-feira. Cidadania Digital em programa de rádio juvenil

Numa parceria entre a Direção-Geral da Educação, a Fundação para Ciência e Tecnologia e a Rádio Online ZigZag da Antena 1/RTP, é apresentada esta quinta-feira no auditório da RTP o programa de rádio juvenil “ZigZaga na Net” que terá 30 episódios de conteúdo áudio sobre Cidadania Digital.

O programa destina-se a alunos com idades entre cinco e nove anos e entre os temas que vão ser tratados incluem-se, de acordo com os responsáveis, “direitos e deveres online; direitos de autor; veracidade e fiabilidade da informação (desinformação, notícias falsas); privacidade; pegada digital; dependência online e das tecnologias; comportamentos seguros online; bullying, ciberbullying, entre muitos outros”. Garantida está “a presença assídua das mascotes do SeguraNet (o Pisca) e do Centro Internet Segura (a INES)”.

Preparado “numa perspetiva universal, com o objetivo de chegar a todos os alunos”, o projeto engloba um desafio lançado à “Escola de Referência de alunos surdos do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos” para que envolvesse “os alunos na tradução para Língua Gestual Portuguesa destes recursos, dando assim origem a um projeto pioneiro nesta matéria”.

No evento estão previstos “dois momentos de debate e reflexão sobre a temática Cidadania Digital”. O programa pode ser consultado aqui.

Partilhe