Cibersegurança nas escolas é tema de curso online

Iniciativa desenvolvida pela Direção-Geral da Educação começa a 14 de janeiro e acaba a 4 de março.

Sob o tema “Cibersegurança nas Escolas” e desenvolvido pela Direção-Geral da Educação vai realizar-se, entre os dias 14 de janeiro e 4 de março do próximo ano, o “massive open online course” (MOOC) com uma estrutura de quatro módulos, envolvendo temas como Cibersegurança, Ameaças e Cibercrime/Legislação e Políticas e Práticas Seguras nas Escolas.

De acordo com os organizadores, “ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; tomar conhecimento de práticas de cibersegurança nas comunidades educativas, bem como partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas”.

Quanto aos destinatários, a organização esclarece que são, em termos preferenciais, “elementos da Direção das Escolas/estabelecimentos de ensino públicos e privados, coordenadores/administradores TIC que estão mais diretamente envolvidos com questões de cibersegurança e às forças de segurança, nomeadamente ao programa ‘Escola Segura’ (GNR e PSP) nas escolas”. Mas também permite o acesso de “todos os docentes dos Ensinos Básico e Secundário, técnicos superiores (psicólogos, assistentes sociais, etc.) e outros interessados nesta temática”.

Podem encontrar-se mais informações e proceder-se ao registo em http://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/abertura-do-mooc-ciberseguranca-nas-escolas

Partilhe