China acusa jornalista de Hong Kong de espionagem

Ching Cheong, jornalista de Hong Kong que está detido pelas autoridades chinesas desde Abril último, foi formalmente acusado de espionagem pelo Serviço de Segurança Nacional de Pequim, informou a agência noticiosa Xinhua a 5 de Agosto.

De acordo com a Xinhua, o organismo governamental alega que o jornalista admitiu ter recolhido e vendido dados militares e económicos secretos a um agente secreto de Taiwan, entre 2000 e 2005, colocando assim em perigo a segurança nacional da China.

A decisão de acusar o jornalista de espionagem motivou os protestos do presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Christopher Warren, para quem “esta acusação pode ter efeitos paralisantes na cobertura mediática do que se passa na China”.

Juntando-as aos protestos da Associação de Jornalistas de Hong Kong (HKJA), a FIJ apela ainda ao governo chinês para que respeite o direito do detido a falar com familiares e representantes legais e a receber ajuda do Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Partilhe