Cheng Yizhong recebe Prémio da UNESCO

O jornalista chinês Cheng Yizhong, ex-editor do diário “Nanfang Dushi Bao”, foi laureado com o Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2005, galardão no valor de 25 mil dólares que lhe será entregue numa cerimónia a realizar em Dakar, no Senegal, a 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

“Cheng Yizhong representa o jornalismo chinês no seu melhor; ele fala pelos fracos e vigia os fortes. A sua actuação corajosa contribuiu para aumentar a consciência pública na China”, afirmou o tailandês Kavi Chongkittavorn, presidente do júri deste galardão, dando como exemplo a cobertura do “Nanfang Dushi Bao” à epidemia de pneumonia atípica.

Com 40 anos de idade, Cheng Yizhong está proibido de exercer a profissão desde que saiu da prisão em Agosto de 2004, onde passou cinco meses juntamente com dois colegas do “Nanfang Dushi Bao” – Yu Huafeng e Li Minying – sem que qualquer acusação formal lhe tivesse sido feita.

O Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano foi criado em 1997 pelo Conselho Executivo da UNESCO e pretende distinguir o trabalho de um indivíduo, organização ou instituição que defenda ou promova a liberdade de expressão em qualquer parte do mundo, especialmente se isso colocar a vida dessa pessoa em risco.

O galardão toma o nome do jornalista colombiano Guillermo Cano, assassinado em 1987 por denunciar as actividades dos poderosos barões da droga no seu país.

Partilhe