Centro de apoio gratuito em Paris

Os jornalistas estrangeiros que se deslocam em serviço a Paris podem utilizar gratuitamente um centro de acolhimento, onde têm à sua disposição equipamento de trabalho, comunicações e apoio no acesso a fontes de informação locais.

O Centre d’Accueil de la Presse Etrangère (CAPE) funciona desde Junho de 2000, na Maison de Radio France, em Paris. Foi criado com o objectivo de apoiar todos os jornalistas em trabalho na região parisiense, sejam correspondentes permanentes ou enviados que se desloquem pontualmente a Paris.

Os jornalistas podem utilizar gratuitamente dois estúdios de gravação, computadores com acesso à Internet, impressoras, fotocopiadores e “scanners”. O centro permite ainda realizar chamadas telefónicas para a região parisiense e permite seguir as emissões das principais cadeias de televisão francesas e internacionais. No local existe ainda um gabinete de acreditações do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O CAPE organiza regularmente conferências de Imprensa e debates, no qual já participaram mais de 360 personalidades, entre as quais dez chefes de Estado e o primeiro-ministro de França. Promove ainda concertos e reuniões de organizações de jornalistas.

O centro é gerido em conjunto por várias associações de jornalistas, entidades públicas e por empresas como a Radio France, a France Télévision e a agência France Presse.

Partilhe