Cem anos da Casa da Imprensa

A Casa da Imprensa assinala a 27 de Abril, pelas 18h30, o seu primeiro centenário, numa sessão comemorativa que contará com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, o qual deverá descerrar uma placa de homenagem aos fundadores da instituição no átrio do edifício-sede, no Largo de Camões, em Lisboa.

Fundada a 24 de Abril de 1905, a Casa da Imprensa conta hoje com cerca de cinco mil de utentes – correspondentes aos 1.500 associados e respectivas famílias – e tem planos para o futuro de modernização dos serviços e melhoria da prestação de cuidados de saúde.

A instituição pretende ainda criar a Casa do Jornalista, em moldes similares ao da Casa do Artista, e reactivar os Prémios da Imprensa, que este ano vão ter, pela primeira vez, patronos.

Assim, o prémio de reportagem levará o nome de Urbano Carrasco, enquanto Beatriz Ferreira será lembrada na reportagem fotográfica, Maria Leonor na reportagem radiofónica, Fernando Pessa na reportagem televisiva, Fernando Balsinha na apresentação de noticiário televisivo e Alice Cruz na apresentação de programas de entretimento televisivo.

Os restantes patronos serão Manoel de Oliveira (cinema), Mário Moniz Pereira (desporto), Carlos Paredes (música) e Salgado Zenha (cidadania).

Quanto à sessão comemorativa de 27 de Abril, é de realçar a palestra de Maria de Belém Roseira sobre “O Mutualismo na Europa – Um contributo para a cidadania social”, a entrega de diplomas aos associados beneméritos Maria Leonor Beleza, Vítor Melícias e António da Costa Leal e ainda de medalhas de ouro do Centenário a sete associados efectivos com mais de 50 anos de inscrição.

Partilhe