Catarina Gomes vence Prémio Literário Orlando Gonçalves

A jornalista do Público Catarina Gomes venceu a 19ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves. Foi também atribuída uma menção honrosa à jornalista Lavínia Leal, da RTP.

“Quem foi o filho que António deixou na guerra”, da autoria da jornalista Catarina Gomes, foi a reportagem vencedora da 19ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano dedicado à modalidade de jornalismo.

A reportagem conta a história da vida de um furriel português que “foi viver para a sanzala e que foi feliz na guerra” e de “um filho angolano que sempre viveu incompleto”. O trabalho foi publicada no jornal Público a 21 de Junho de 2015.

O júri, constituído por Sofia Branco (Sindicato dos Jornalistas), Tiago Torres da Silva (Sociedade Portuguesa de Autores) e Rogério Rodrigues (Câmara Municipal da Amadora) decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à jornalista Lavínia Leal, autora de “Fuga para a vida”, uma reportagem exibida a 20 de Junho de 2015 no programa Linha da Frente da RTP1, sobre a crise dos refugiados na Europa.

O prémio com o valor pecuniário de cinco mil euros será entregue em sessão pública no próximo dia 10 Setembro, às 20h30, no Jardim da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

Partilhe