Catarina Gomes lança “Pai, tiveste medo?”

A jornalista Catarina Gomes lança no próximo dia 27 de Março, pelas 18h30, na FNAC do Chiado, o livro “Pai, tiveste medo?”, com apresentação pela escritora Lídia Jorge.

Filha de um ex-combatente, Catarina Gomes, que é jornalista no “Público”, reúne nesta obra – a primeira – 12 histórias de vidas marcadas pela Guerra Colonial.

Trata-se de experiências de guerra vividas por filhos de combatentes que, de forma muito pessoal e única, aprenderam a juntar os pedaços de uma memória que não é a sua.

Entre álbuns de fotografias, cartas antigas de madrinhas de guerra, malas empoeiradas, cabeças e peles de animais e relatos distantes, cada uma destas pessoas herdou uma história; algumas foram atrás do passado para perceber um pouco melhor o pai que regressou ou que nunca chegaram a conhecer. É um convite a perguntas que nunca se fizeram.

Jornalista há 14 anos, Catarina Gomes foi finalista do 1º Prémio Europeu de Jornalismo da Saúde da Comissão Europeia e recebeu o Prémio de Jornalismo na área da oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro (2005).

Como argumentista, assinou o documentário “Natália, a Diva Tragicómica”, produzido pela RTP2 e pela Real Ficção (2011).

Partilhe