Casimiro Simões lança “Pessoas, Pensamentos e Palavras”

O novo livro do jornalista Casimiro Simões,“Pessoas, Pensamentos e Palavras”, é apresentado hoje, dia 26 de outubro, na Filarmónica Lousanense, na Lousã.

O novo livro de Casimiro Simões abre com um poema do cantor José Mário Branco e tem prefácio de Teresa Alegre Portugal, que também apresenta a obra.

“Pessoas, Pensamentos e Palavras” é uma seleção de histórias verdadeiras e várias de ficção, entre inéditas ou já editadas em livros e outras publicações, com destaque para os jornais Campeão das Províncias, Diário As Beiras, Notícias de Coimbra, Trevim e o extinto Jornal de Coimbra.

O livro inclui 77 textos, entre crónicas, contos, sátiras, outras ficções e ainda um poema alusivo aos 45 anos do 25 de Abril.

O jornalista na agência Lusa e antigo diretor do jornal Trevim evoca dezenas de figuras, públicas e menos conhecidas, maioritariamente ligadas a Coimbra, Lousã, Penela, Miranda do Corvo e Castanheira de Pêra.

A personagem central da coletânea é o advogado e escritor António Arnaut, entretanto falecido. Contudo, Casimiro Simões rende homenagem a um conjunto mais vasto e diversificado de pessoas, como o ensaiador de ranchos João Arranca, os jornalistas João Mesquita (antigo presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Américo Mascarenhas Estrelinha, os antigos provedor do INATEL e delegado desta instituição em Coimbra, Kalidás Barreto e João Fernandes, o bancário Fernando Velez, o eurodeputado do PS Fausto Correia, o antigo diretor do jornal Mirante Augusto Paulo, os advogados Alberto Vilaça e Luís Carlos Silva, o catedrático de Direito Orlando de Carvalho e o cantor José Afonso.

Partilhe