Casa de jornalista peruana assaltada

Pessoas não identificadas assaltaram a 1 de Janeiro a casa da jornalista Marilú Gambini, em Chimbote, no noroeste do Peru, vasculhando e rasgando papéis. Os assaltantes voltaram na madrugada seguinte para agredir o segurança da jornalista, Jorge Vega, que entretanto tinha denunciado a invasão de propriedade.

Em declarações ao Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), Jorge Vega revelou que, depois de ter dado com a porta da casa forçada e o recheio da mesma revolvido, se dirigiu à esquadra da polícia local e tentou fazer uma queixa formal, mas as autoridades recusaram tomar conta da ocorrência alegando que teria de ser a dona da casa a apresentá-la. Sucede que Marilú Gambini está escondida desde Abril de 2006 devido a ameaças de morte relacionadas com reportagens que fez sobre narcotráfico.

Horas depois, dois homens entraram novamente na casa enquanto o segurança dormia e agrediram-no, exigindo que ele revelasse o paradeiro de Marilú Gambini e ameaçando-o por ter denunciado a invasão do dia anterior às autoridades.

Partilhe